Palestra sobre o Uso de Imagem
- Aline Cruz
- 6 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Dúvidas são frequentes com relação ao uso de imagem para divulgações e publicações, antes mesmo da fotografia ser feita, já se deve saber quais os direitos que nós como fotógrafos temos, e as pessoas que aparecem na foto sem estarem posando ou mesmo posando também têm.
A palestra assistida exemplifica situações reais e como devemos reagir à mesma, quando tiramos uma fotografia em local público, por exemplo, ou até mesmo de um monumento histórico, ou ainda quando decidimos fazer um simples ensaio fotográfico no centro da cidade, como devemos proceder para depois sabermos nos defender e não perdermos o trabalho feito por algum motivo “nada a ver”, por não entendermos das leis que nos amparam.
No caso de fotos comerciais em locais públicos é necessário pagar uma taxa para o “uso” do mesmo, neste caso ficasse protegido. Ensaios como nu artístico também podem ser realizados em uma praça pública, por exemplo, mas sempre se deve avisar as autoridades com antecedência e carregar o documento de autorização, porque denúncias vão ser frequentes enquanto o ensaio estiver acontecendo, melhor se prevenir.
Sobre uma imagem estar protegida, para que ela seja protegida não existe a necessidade de ela ser original, ser profissional ou registrada, o direito sobre a imagem é seu e ninguém pode usá-la sem seu ressentimento e autorização e também os devidos créditos a imagem.
No caso de processos judiciais, quem responde sempre será a pessoa física, pois quem cria não é a empresa e sim o fotógrafo, pessoa física.Situações em que o cliente reutiliza uma foto sua para outros fins que não particulares, por exemplo, fez um ensaio e depois revendeu as fotos para uma loja de porta-retratos usar como fundo em seus modelos de porta-retratos na vitrine da loja, nesses casos deve-se pagar 5% do valor para o fotógrafo que fez as imagens e podem ser cobrados os créditos na mesma.Existem muitas dúvidas que às vezes “impedem” alguns fotógrafos de expressarem e desenvolverem seus trabalhos, sempre é importante entender um pouco sobre as leis que nos protegem, para sabermos o que podemos fazer, como fazer e como nos defender caso sejamos cobrados. A palestra nos coloca em situações que todos enfrentamos no dia a dia e que não nos damos conta que temos o nossos direitos para proteger o nosso trabalho.
Comments